DICA CULT: BLADE RUNNER (O CAÇADOR DE ANDRÓIDS) #020

by - terça-feira, março 31, 2015


O que falar desse magnífico filme de ficção científica/cyberpunk que tanto amo?

 Essa obra prima dirigida por Ridley Scott  - Hannibal, Gladiator, Alien - e baseada no romance  "Do Androids Dream of Electric Sheep?" descreve um futuro em que a humanidade startoucolonização espacial, mas para que isso seja viável, criamos seres geneticamente alterados chamados de Replicantes para serem utilizados em tarefas pesadas, perigosas ou degradantes nas novas colônias. 
 Fabricados pela Tyrell Corporation sob o slogan "mais humanos que os humanos", os replicantes Nexus-6 são fisicamente idênticos aos humanos, mas são mais fortes e ágeis. Mas pelo risco de serem meio birutas, eles são desenvolvidos com menos tempo de vida, aproximadamente quatro anos.

 Após uma treta revolta , a presença dos replicantes na Terra é proibida, sendo criada uma força policial especial chamada blade runners para os caçar e matar, ou aposentar, como eles chamam carinhosamente. 
  O filme relata como Deckard (Harrison Ford) é levado de volta à ativa para caçar um grupo de replicantes que se rebelou e veio para a Terra à procura do seu criador, para tentar aumentar o seu período de vida e escapar da morte que se aproxima.
Um a um os replicantes são caçados, e ao longo do filme parecem adquirir características humanas, enquanto os verdadeiros humanos que os caçam parecem adquirir, cada vez mais, características desumanas. Ao fim, as questões que afligem os replicantes acabam se tornando as mesmas que afligem os humanos.

O filme faz uma grande brincadeira em cima das questões fundamentais que incomodam as raça humana desde o inicio de sua existência, e no final acabam repetindo todas essas angústias com os pobres Replicantes.

Blade Runner dividiu seus críticos em dois, os que não gostaram do ritmo lento e os que adoraram a temática. O filme foi muito mal nas bilheterias estadunidenses; apesar do fracasso comercial, ele desde então se tornou um clássico cult e é atualmente considerado um dos melhores filmes já feitos.  Seu desenho de produção é docaralho incrível, mostrando um futuro "retrofit" e se tornou um dos principais exemplos do gênero neo-noir.
  Blade Runner chamou a atenção de Hollywood para o trabalho do escritor Philip K. Dick, com vários filmes posteriores tendo sido baseados por suas obras. Ridley Scott considera Blade Runner como "provavelmente" o seu filme mais completo e pessoal. Em 1993, o filme foi selecionado para preservação no National Film Registry da Biblioteca do Congresso como sendo "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante".

O que a maioria das pessoas não sabe.. (I will whisper in your ear..)

-O ator Dustin Hoffman chegou a ser convidado para interpretar Deckard, mas recusou o papel:

-O comerciante de cobras que aparece em uma das ruas de Blade Runner possui em sua testa uma tatuagem da nave Millenium Falcon, da série Star Wars. Como a tatuagem é bem pequena, apenas é possível vê-la utilizando o zoom do vídeo/dvd. (Não achei imagens então não posso confirmar).

Em Teoria..

 Em sua última cena Scott dá a entender que Deckard é um Replicante, pois aparece um origami de unicórnio que ele tem em seus sonhos, apenas neles, o que nos faz pensar que são memórias implatadas (que o próprio filmes mostra ser capaz).
 Bem, fica a dúvida no ar.. 

You May Also Like

0 comentários