DICA CULT: ROCKY (UM LUTADOR) #370

by - terça-feira, julho 07, 2015

             

Um filme de superação. Isso é Rocky. Isso é Stallone.


  Primeiro filme escrito por Sly, foi feito em 1976 da maneira mais precária possível como todos os clássicos são feitos e conta a história de um homem em decadência que recebe a oportunidade de lutar contra o campeão dos pesos-pesados, Apollo Creed ( ou Apollo Doutrinador, ou ainda mais Apollo Do Treinador of the coach segundo o Anão Azaghal).















Ele começa a treinar então com Mickey, o dono da academia onde ele pratica boxe, e no frigorífico onde seu amigo Paulie trabalha e o deixa socar as carnes. Nesse tempo ele começa a sair com Adrian (a caçula dos Corleones, essa mesma, de The Godfather), a irmã tímida do melhor amigo.
 Um dia ele confessa a Adrian que não pretende vencer de Apollo e sim aguentar os 15 rounds até o final, e é isso que acontece. Ele se torna um campeão mesmo sem ter vencido, foi uma vitória pessoal. Então eles declaram um o amor ao outro e fim do filme.




Mas o importante não é esse plot superficial e escrito por Sly em uma ida ao banheiro, e sim a importância que esse filme teve na vida dele e na dos EUA naquele período.


  Primeiro: O filme ganhou 3 Oscars em '77 de Melhor Filme, Edição e Direção e teve 9 indicações, incluindo melhor ator para Sly (?) e reza a lenda que só o indicaram por que acharam que estava interpretando um retardado! E também recebeu 6 indicações ao Globo de Ouro no mesmo ano e venceu de Melhor Filme de Drama.

 Segundo: A trilha sonora foi docaraleo uma insanidade quando saiu. Todo mundo ficou maluco com Gonna Fly Now de Bill Conti, que chegou a ficar no topo da BillBoard uma semana inteira!
                               

Terceiro: O Stallone PRECISAVA viver Rocky, e ele insistiu até que aceitassem. Quando ele ofereceu aos produtores o filme eles ficaram malucos, e queriam filmar o mais rápido possível, só que sem o maluquinho cara torta. Ele se recusou a aceitar que gravassem sem ele, O homem (Sly) estava vivendo na merda, chegou a morar na rua, teve que vender o próprio cachorro Butkus (que aparece no primeiro filme, pois ele compra de volta) para continuar sobrevivendo,aí os caras ofereceram 150MIL lhelhecos americanos, e ele não aceitou, só pegaria se ele vivesse Rocky. E por que isso? Por que ele É o Rocky, a vida dele é a contada no filme, só que de uma maneira mais enfeitada.


  Quando os produtores finalmente aceitaram, avisaram "Ou 'cê faz com 1Milhão de lhelhecos ou nós assumimos o resto, e aliás, tem que filmar em menos de 30 dias".
 Ele foi lá e fez com 1,1Milhão (só para mostrar quem estava no controle de verdade) e em 28 dias. Quando saiu finalmente, em 28 cinemas, rendeu aproximadamente 117,23Milhões de lhelhecos apenas nos EUA.

O filme teve uma grande importância na América do norte, afinal o pais estava passando por um grande período de depressão e ele veio para reviver o espirito lutador que os americanos acreditavam estar morto.
  Claro, isso é apenas um pequeno texto sobre esse grandioso filme. As continuações são muito importantes e boas, pois relatam a vida dele que assim como Rocky vira uma celebridade após o primeiro filme/luta. Mas quero apenas interessar alguns leitores a ver essa linda obra de superação que Sly mostrou ser possível com esforço e dedicação (estou ficando boring).
 Vamos as curiosidades:


O que a maioria das pessoas não sabe.. (I will whisper in your ear..)

 O cachorro tem o nome nos créditos (pq não né?) e está gravado como Butkus Stallone.
 Rocky escreveu o roteiro em 3 dias após ver uma luta de um desconhecido (Chuck Wepner) contra Muhammad Ali. O homem aguentou 15 rounds com o campeão e ainda o derrubou em um round, como Rocky.
 Tem um filme pornô de Stallone antes de fazer Rocky. Se chama Party at Kitty n Stud's e tem coisa explicita pa-ra-ca-ram-ba. Após o sucesso do filme de Sly trocaram o nome do pornô para The Italian Stallion.
  A cena em que Rocky chora no colo de Adrian o diretor quis cortar, mas Sly disse que era uma cena muito importante para ele, já que fazia uma reflexão com a sua vida pessoal. O diretor disse então para ele fazer em apenas um Take, e como Sly ficou apavorado de sair algo errado, encheu a cara e gravou bêbado. No final ficou uma cena muito bacaca.
 Uma estátua de Rocky foi erguida no topo da escadaria que ele sobe quando está treinando, na Philadelphia.

You May Also Like

1 comentários