CURIOSIDADE #09: ESPECIAL H. P. LOVECRAFT

by - quinta-feira, agosto 20, 2015

Para você, caro leitor, que não conhece essa figura fascinante, o criador de Cthulhu, o nosso querido e admirado H. P. Lovecraft, eis uma matéria que você precisa ler.



Um fato sobre ele: 
É um dos mais importantes romancistas do gênero de terror do mundo. Isso mesmo, do mu n do. Impossível não se fascinar por seus contos
.

inspirou-SE:
Sofre influências dignas de grande admiração, como Lord Dunsany, o escritor de Zaccarath, William H. Hodgson o criador de A Casa Sobre o Abismo , Arthur Machen, que escreveu O Grande Deus Pã e Edgar Allan Poe, a quem pertence O Corvo, um dos poemas mais conhecidos no mundo.

Motivo pelo qual voceê deve conhecer suas obras:
Suas histórias são repletas de horror e mistérios. Sua narrativa em primeira pessoa, cuja história prende e envolve o leitor, carregam terror em cada palavra escrita. Suas obras demonstram um universo hostil ao homem e a indiferença às crenças e às atividades humanas e ele é o autor de várias entidades fictícias anti-humanasSeu texto usa uma atmosfera assustadora, perturbando o leitor.
E sabe o que eu mais gosto nisso tudo? Muitas de suas obras foram baseadas em seus próprios pesadelos. 


Quem foi H. P. Lovecraft?
Howard Phillips Lovecraft
Nascia no dia 20 de agosto de 1890, na cidade de Providence, estado de Rhode Island, nos Estados Unidos, Howard Phillips Lovecraft, um dos nomes mais consagrados da literatura.
Apesar de ter frequentado pouco a escola porque sofria de uma doença rara chamada poquilotermia, que mantinha sua pele constantemente gelada, Howard demonstrava muita afinidade e conhecimento de poesia. Mostrou-se um garoto prodígio; incentivado a ler, começou a escrever seus primeiros versos aos seis anos de idade.
Aos 27 anos de idade, acabou por se aventurar pelo gênero que o consagraria como um dos mais proeminentes autores do mundo, sendo ele, meus caros, o terror. Seu primeiro trabalho profissional, no entanto, só foi publicado aos 33 anos de idade, na revista Weird Tales, na qual trabalhou durante algum tempo. Lovecraft se comunicava muito com jovens romancistas e se tornou muito amigo de Robert Howard, criador das histórias de Conan, o Bárbaro. Isso mesmo!
Publicou apenas um romance, O Caso de Charles Dexter Ward, mas vários contos que o tornaram famoso.
Durante sua vida, tinha um número reduzido de leitores, que cresceu com o passar das décadas até fazer do escritor um dos mais influentes da literatura do século XX. 
Seus últimos anos de vida foram muito complicados. Seus textos eram cada vez mais complexos e extensos, dificultando as vendas, o que o forçou a  trabalhar como revisor e ghost-writer para sobreviver.
Um momento que o abalou demais foi o suicídio de seu amigo Robert Howard, o que pode ter motivado o cancro intestinal que o afetava a evoluir mais. Incapaz de suportar tantas dores, ele se internou em março de 1937 no Hospital Memorial Jane Brown, onde faleceu no dia 15, aos 46 anos de idade.
H. P. Lovecraft foi sepultado no jazigo da família Phillips três dias depois. Hoje, seu túmulo é o mais visitado do cemitério Swan Point e suas obras são idolatradas por uma legião de fãs.

Se você se interessou, não deixe de ler:

NAS MONTANHAS DA LOUCURA (AT THE MOUNTAINS OF MADNESS)
Um dos trabalhos mais ambiciosos de Lovecraft, tanto no formato quanto no conteúdo extremamente descritivo.
A trama acompanha uma expedição científica da Universidade Miskatonic enviada para a Antártida. A equipe localiza uma incrível cadeia montanhosa, "mais imponente que o Himalaia" e no sopé desta, descobre galerias glaciais repletas com fósseis de seres desconhecidos pela ciência. Quando a equipe decide se dividir, algo inesperado ocorre e perde-se o contato com o grupo avançado. A equipe de resgate enviada para prestar socorro localiza o acampamento devastado e indícios de que os responsáveis pelo massacre são criaturas alienígenas. Na parte final, os sobreviventes descobrem a existência de ruínas em um platô nas montanhas e uma breve exploração deste local ancestral revela segredos que a humanidade não está pronta para conhecer.



A COR QUE VEIO DO ESPAÇO (THE COLOUR OUT OF SPACE)
No conto, um meteorito cai na zona rural a oeste de Arkham, trazendo em seu interior uma coisa indefinível, uma forma de vida que é estranha a tudo o que existe na Terra, simplesmente, uma cor. Essa criatura causa mudanças medonhas no local onde se refugia, fazendo a família que lá vive sofrer uma lenta mas gradual transformação .


DAGON (DAGON)
Próximo de cometer suicídio, o protagonista, um Capitão de submarino alemão durante a Grande Guerra, descreve a sua jornada ao naufragar no Oceano Pacífico. Lá ele descobre para seu horror uma ilha que parece ter emergido das profundezas, trazendo consigo ruínas de aspecto bizarro. Explorando a ilha ele encontra um misterioso monólito, com inscrições que denotam uma civilização de homens-peixe e uma tenebrosa entidade marinha por eles venerada.


A SOMBRA FORA DO TEMPO (THE SHADOW OUT OF TIME)
Após um misterioso episódio de amnésia, um Professor se vê assombrado por pesadelos e lembranças surreais. Nesses sonhos, ele conhece uma civilização inumana que habitou a Terra há milhões de anos, uma raça de exploradores temporais que utiliza mentes cooptadas em diferentes eras. O horror fica por conta do ocaso dessa raça, nas mãos (ou garras) de invasores espaciais impiedosos que ainda habitam ruínas ancestrais no coração da Austrália. Explorar essas ruínas em busca das respostas é a única esperança para o protagonista, mas esse contato pode custar muito mais do que a sua sanidade.



O CHAMADO DE CTHULHU (THE CALL OF CTHULHU)
Contado como um quebra-cabeça, o conto segue os passos de um narrador que investiga a existência de uma conspiração ancestral arquitetada por um culto. No início da trama, o narrador encontra as anotações pertencentes a um tio recentemente falecido, e examinando esses arquivos descobre as atividades da mega-conspiração. Seguindo as pistas, ele desvenda a conexão entre os sonhos extraordinários de um artista problemático, a captura de um culto satânico em Nova Orleans e o traumático testemunho de um marinheiro sobre uma ilha no Pacífico.


Se você, caro leitor, gostaria de indicar outra obra do nosso querido H. P. Lovecraft, deixe seu comentário! 


You May Also Like

6 comentários

  1. Bah!! Demais kiddo! Meu preferido" o estranho caso de dexter ward". Na hora que você acaba de ler ja da vontade de jogar um rpg de horror.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bondade sua, Oldie!
      Ouvi ótimas referencias sobre O Estranho caso de Dexter Ward. Fica ai mais uma dica! rsrs

      Excluir
  2. Respostas
    1. Lucan, você é ainda mais suspeito que o Oldie para falar isso! rsrs
      Obrigada!

      Excluir
  3. Tá demais a matéria! Fiquei mega curioso pra ler as obras dele. Eu já tinha ouvido falar do Lovecraft mas nunca havia lido sobre sua vida ou sobre outras obras além de Call of Cthulhu. Tá de parabéns! Nota 10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada pelo apoio e pelo carinho, Guilherme!
      Comentários como esse que nos motivam a nos dedicarmos mais e mais no The Cult Time!

      Excluir