CURIOSIDADE #10: BREAKING BAD E A TEORIA DAS CORES

by - quinta-feira, outubro 22, 2015


Durante toda a série, houve uma atenção especial no que diz respeito ao figurino e as cores que cada personagem usaria, levando em conta o contraste do cenário, para que ambos agissem de uma forma singular.
Muitos acreditam na Teoria das Cores, afirmando que cada cor representa um sentimento, um estado de espírito etc. No decorrer das cinco temporadas, houve uma variação absurda nas tonalidades das roupas dos personagens, representando o clima de tensão e a intensidade de cada cena.
O designer John LaRue criou uma paleta que decifra o esquema de cores dos seis principais personagens da série, afim de mostrar como a série vai ficando pesada e sombria à medida em que ela avança.

Criado por John LaRue.

 Se você ainda não assistiu Breaking Bad, o que você certamente deveria fazer, cuidado, pois pode haver algumas revelações do enredo.

E, pelo amor de Deus, vá assistir Br Ba!

Vamos começar...

Após Walt ser diagnosticado com câncer, as cores do personagem tornam-se mais fortes, e eventualmente ele usa preto. Quando a doença retorna, suas roupas caquis também voltam. Quanto mais perto ele chega de Gus e mais forte ficam seus laços com a metanfetamina, mais azul aparece em suas roupas. 


Skyler começa a série usando bastante azul claro, mas o tom se intensifica quando ela começa a descobrir o segredo de Walt. As cores mudam para um azul profundo ou quase roxo, quando ela começa o flerte com Ted. Mais para frente, usa verde ao achar o esconderijo de dinheiro de Walt. Quanto mais se torna cúmplice das atividades criminosas do marido, mais escura ficam as suas roupas, ao ponto de usar preto na 4 ª temporada.


No começo da série, Hank sempre está de laranja ou com tons de amarelo e pêssego. Quando sofre com o episódio da bomba e da tartaruga, suas cores ficam mais perto do marrom, muitas vezes marrom escuro. Depois de lutar contra os primos, se recuperar do acidente e da depressão, ele volta a ganhar lentamente as mesmas características. Daí, até se re-envolver com o caso de Heisenberg.



A raiva de Jesse e as mortes em que se envolve, sempre trazem roupas vermelhas. Enquanto tenta se recuperar das drogas, usa tons mais monótonos e moderados. Assim como Skyler, Jesse é afetado pela influência de Walt, e passa a usar tons mais escuros e preto conforme as temporadas. Ele também mistura estampas e tecidos, sempre marcados pelo preto, cinza ou branco, com detalhes em vermelho ou amarelo – cores que sugerem conflito moral na série.


As cores das roupas de Walter Jr. refletem claramente o apoio a cada um dos pais de acordo com a época. Quando está mais ao “lado” de Skyler, Jr. usa tons mais parecidos com o dela. Quando está ao “lado” de Walt, tem os tons mais parecidos com os usados por dele. É claramente um sinal de estar sempre vendo um lado da história. Quando Marie está no hospital cuidando das lesões de Hank, Walter Jr. usa roxo, aparentemente em apoio. Quando ele ajuda Hank ou está em perto do tio, suas cores são complementares. Júnior usa também bastante listrado e camisas multicoloridas, muitas vezes com ambas as cores de Walter e de Skyler.



O que dá para notar de cara em Marie é que ela usa roxo o tempo todo. São raras as ocasiões em que ela não está usando essa cor. Até a sua casa é decorada com o tom. Ao usar outra cor, podemos ver claramente que algo está errado com a personagem. Nas ocasiões em que vestiu preto, estava no auge de sua cleptomania e depois, sob a custódia de proteção pela DEA (quando ameaçam a vida de Hank na temporada 4). Finalmente, Marie usa outra cor – amarelo – apenas quando Hank faz a enorme descoberta no final da temporada 5, significando clareza das ideias.





ALGUMAS CURIOSIDADES  SOBRE A SÉRIE:

1.     A atriz Betsy Brandt (Marie) estava grávida nas gravações da segunda temporada da série.. Inclusive, alguns closes de sua barriga foram usados para dar mais veracidade à gravidez da personagem Skyler.


2.     Aaron Paul á participou do programa The Price is Right (O Preço Certo), enquanto ainda era funcionário das lojas Gap. Ele chegou até a última pergunta, mas errou e perdeu tudo.


3.     O ator R.J. Mitte (Walt Jr.) realmente tem paralisia cerebral, mas a sua condição é mais leve. Ele precisou aprender a andar com muletas e forçar seu modo de falar.


4.     Bryan contou com a ajuda de um agente do DEA e de um professor de química, no processo de fabricação da metanfetamina.


5.     Jesse iria morrer no final da 1ª temporada, mas ao decorrer da série, o criador Vince Gilligan notou a química entre Bryan e Aaron, fazendo optar por deixa-lo na série.
Mais tarde, Vince admitiu que teria cometido o maior erro de sua vida se matasse o carismático Jesse.


Breaking Bad foi eleita uma das melhores séries da atualidade.
Se você quer acrescentar alguma curiosidade sobre essa baita série, deixe nos comentários!


You May Also Like

2 comentários